quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Neurose


  

Há não muito tempo atrás, para alguém ver minhas fotos de infância, a pessoa tinha que estar sentada na sala da minha casa, abrir o armário (que era obstruído por uma mesa, eu tinha que arrastar a mesa para poder abrí-lo), pegar o álbum e - geralmente - eu acompanhava o folhear das páginas, fazendo as vezes da legenda das fotos.

Quando dou um scroll pelo facebook e vejo as fotos dos filhos que meus amigos postam, algumas me deixam em pânico. O filho fazendo o seu primeiro pipi sentado na privada, a filha tomando banho, os brinquedos ganhados no aniversário, o evento na escola. E quem está folheando todos esses álbuns, será que temos mesmo o controle de tudo isso? Acompanho blogs de mães, está tudo ali descrito, a primeira papinha, quando deu o primeiro passo... coisas que só pessoas muito próximas, que frequentavam a minha casa, sabiam de mim. Eu sinceramente não sei o efeito para os filhos de nascerem e crescerem com essas "intimidades" tão expostas.

Sou uma pessimista.

2 comentários:

  1. oi thais,

    qual o perigo, o que pode acontecer no futuro?
    queria saber mais o que você pensa. neste momento me sinto meio desligadona dessas ameaças, mas talvez eu devesse ter mais cautela.

    beijos,
    mai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi mai,

      eu não sei o que pode acontecer no futuro, por isso que entitulei o post de 'neurose', pode ser que seja uma preocupação sem muito sentido ou sem muito fundamento. é difícil analisar efeitos numa época que as transformações acontecem tão rápido.
      digo que sou uma pessimista porque acho que há muita maldade e falta de bom senso no mundo; tenho medo de pedofilia e já vi blog de mãe que descobriu que uma fulana estava usando as fotos do filho e escrevendo um blog como se fosse o filho dela, e até uma faculdade usou a foto do aniversário da filha de outra para fazer um mailmkt (!!). caiu na net parece que a coisa vira domínio público.
      por isso que acho importante preservar a intimidade, principalmente quando ela não é nossa e sim a do outro, é a do filho...
      ai, estou longe de ser a mãe perfeita... mas isso é uma coisa que me deixa realmente muito aflita. escrevi baseado em algumas experiências pessoais, posso estar errada, por isso estou aberta às discussões!

      bjo!

      Excluir